Um estudo conduzido na Universidade de Surrey, na Inglaterra, e publicado recentemente em uma importante revista científica internacional, afirma o seguinte: existe uma ligação entre o metabolismo corporal e a artrose. Mudanças metabólicas podem ser o gatilho para a reprogramação celular nas nossas articulações. As mudanças metabólicas mais comuns que afetam o nosso organismo são aquelas causadas pela má alimentação e pelo sedentarismo. Essas mudanças metabólicas afetam a maneira como as células produzem a sua energia, provocando desequilíbrios nos mecanismos fisiológicos intracelulares da glicose e do ácido lático. O resultado dessas alterações é a criação de um ambiente articular inflamado, provavelmente uma das alterações que precipitam a artrose, ou seja, a degeneração da cartilagem. A doença artrose tem etiogenia multifatorial mas, segundo os pesquisadores, ela pode ser evitada ou atenuada com uma boa alimentação e exercícios físicos regulares.