Quando o joelho está inchado, as pessoas dizem que estão com ÁGUA NO JOELHO. O termo médico para o acúmulo de líquido numa articulação é DERRAME ARTICULAR.

Dentro do joelho existe uma pequena quantidade de líquido chamado LÍQUIDO SINOVIAL, que é produzido pela SINÓVIA, o tecido que reveste as paredes internas da articulação. O líquido sinovial é responsável, entre outras coisas, pela lubrificação e nutrição da cartilagem. Sinovite é o processo inflamatório da sinóvia. Quando existe sinovite a sinóvia irritada produz líquido sinovial em excesso. O joelho, então, incha.

Doenças reumáticas, lesões nos meniscos, lesões na cartilagem e artrose são as causas mais comuns de sinovite. O derrame articular mais comumente é formado por excesso de líquido sinovial, sangue ou uma mistura deles. Derrames articulares com sangue geralmente são de origem traumática, como quando se leva uma pancada forte no joelho ou quando se rompe um ligamento ou um menisco. Quando o derrame articular é muito grande, pode ser feita uma punção articular. O excesso de líquido no joelho é retirado com uma agulha e seringa para alívio da dor e também para análise laboratorial do líquido. Popularmente as pessoas dizem que tiraram água do joelho.