CICLISMO EM FAMÍLIA

CICLISMO é uma excelente ATIVIDADE AERÓBICA. É considerada também uma ATIVIDADE DE MUITO BAIXO IMPACTO porque ao se pedalar uma BICICLETA não existe o choque dos pés contra o solo. Por isso o uso da bicicleta é muito indicado pelos ORTOPEDISTAS como um ÓTIMO EXERCÍCIO PARA OS JOELHOS, inclusive fazendo parte de muitos protocolos de reabilitação de lesões e de cirurgias. Andar de bicicleta não tem impacto, porém o pedalar é um movimento repetitivo e atividades repetitivas podem causar lesões por sobrecarga. Uma hora pedalando uma bicicleta equivale a cerca de 5.000 revoluções dos pedais. Microtraumas cumulativos, devido à repetição do ato de pedalar, podem evoluir para lesões e seus consequentes sintomas. A diferença é que as lesões causadas pelo ciclismo não costumam ser lesões agudas, inflamatórias, que vemos nas atividades de impacto. No ciclismo as lesões demoram para aparecer e costumam ser PROCESSOS DEGENERATIVOS envolvendo principalmente os tendões e a cartilagem do joelho. Dores nos joelhos, devido ao excesso de atividade, acometem de 40 a 60% dos ciclistas. Os praticantes de mountain bike são os que mais sofrem. É possível evitar essas lesões fazendo os AJUSTES CORRETOS NA BICICLETA para que a BIOMECÂNICA DO JOELHO, envolvida no movimento de pedalar, seja respeitada e não resulte em machucados. O joelho é o centro de uma alavanca e as forças resultantes nele envolvidas podem ser muito grandes, causando as lesões. Vários estudos já mostraram que a maioria dos ciclistas recreacionais não têm as suas bicicletas corretamente ajustadas. O ajuste correto é verificado apenas nas bicicletas de ciclistas profissionais, onde atletas e técnicos sabem a importância dos ajustes perfeitos para a melhor performance e para que se evite as lesões, principalmente dos joelhos.

ESTRUTURA DA BICICLETA

Ao comprar ou usar uma bicicleta, primeiro você deve escolher a bicicleta certa para a sua estrutura corporal. Para cada pessoa existe a bicicleta mais indicada. Depois deve fazer os ajustes corretos do selim ( altura e anterior/posterior ) e da altura do guidão. Finalmente tem que aprender a posicionar corretamente os pés nos pedais e a usar corretamente a alavanca de câmbio para deixar a marcha correta para o terreno que se está andando. Pedalar rápido demais ou com excesso de força ( fortes subidas e marchas pesadas ), mesmo numa bicicleta perfeitamente ajustada, pode causar lesões nos joelhos.

Abaixo temos dois vídeos muito interessantes ensinando o ajuste correto da bicicleta para evitar lesões.

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