CÉLULA TRONCO

CÉLULA-TRONCO OSTEOCONDRORETICULAR

A CARTILAGEM HIALINA, a camada branca e brilhante que reveste os ossos dentro do joelho, é um tecido avascular, aneural e alinfático. Possui poucas células na sua estrutura – os CONDRÓCITOS – quando comparada com os outros tecidos do corpo humano. Os condrócitos possuem uma taxa metabólica muito baixa devido às próprias características do tecido cartilaginoso e do limitadíssimo aporte de nutrientes. Por esses motivos a cartilagem praticamente não tem potencial de regeneração. Inúmeros estudos estão sendo feitos no mundo, mas até o presente momento não existe um tratamento efetivo que regenere a cartilagem hialina e que possa ser usado rotineiramente nos nossos pacientes de consultório.

CARTILAGEM DO JOELHOUma linha de estudos que tem mostrado resultados, a princípio, promissores, é a que analisa a possibilidade de regeneração da cartilagem hialina com o uso de CÉLULAS-TRONCO. Essas células são encontradas no nosso próprio organismo e têm o potencial de se transformarem em qualquer tecido quando devidamente estimuladas. Teoricamente poderiam ser usadas para regenerar a cartilagem hialina que se desgastou, mas a simples aplicação de células-tronco no joelho, através de uma infiltração articular, não significa que a cartilagem hialina gasta será regenerada e ficará novinha em folha. Muitos pacientes que receberam a aplicação relataram que sentiram uma melhora nas dores da artrose, provavelmente porque o concentrado que é injetado no joelho possui várias substâncias antiinflamatórias naturais e não porque a cartilagem se regenerou.

Os estudos estão só começando, parecem promissores, mas as variáveis envolvidas são tantas que ainda não há uma uniformidade de procedimentos e de resultados que possa garantir a eficácia desse tratamento, tanto mecânica como biológica, para segurança dos pacientes. As agências européia e americana que regulam o assunto não conseguiram ainda padronizar como os procedimentos devem ser realizados. Nos estudos até então feitos a cartilagem hialina mesmo não foi regenerada. O que se conseguiu foi a formação de fibrocartilagem, um tecido com características distintas da cartilagem hialina, que em muitos casos terminou se mineralizando e formando osso ao invés da desejada cartilagem.

Importante lembrar que no Brasil o uso de CÉLULAS-TRONCO e do PRP ( Plasma Rico em Plaquetas ) na ortopedia é ainda considerado experimental. Leia AQUI a resposta da ANVISA ao questionamento sobre o assunto feito pela SBCJ ( Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho ). Leia AQUI o parecer do CFM ( Conselho Federal de Medicina ) sobre o assunto.

Em janeiro de 2.014 foi publicado no jornal científico Stem Cells and Cloning: Advances and Applications, um artigo científico de revisão sobre o assunto, feito por estudiosos da Saarland University Medical Center, na Alemanha. No link abaixo você poderá ler o artigo científico na íntegra. O fato é que, a despeito de vários estudos, até o presente momento não existe nenhum tratamento que regenere a cartilagem hialina e que possa ser usado rotineiramente nos nossos pacientes de consultório.

CURRENT PERSPECTIVES IN STEM CELL RESEARCH FOR KNEE CARTILAGE REPAIR

CÉLULAS-TRONCO PARA O JOELHO

Veja também:

USAR GELO OU COMPRESSAS QUENTES NO JOELHO?

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

MENISCO ROMPIDO TEM QUE OPERAR?

POR QUE O JOELHO INCHA?

3 DICAS PARA ANTES DA SUA CIRURGIA DE JOELHO

3 DICAS PARA DEPOIS DA SUA CIRURGIA DE JOELHO

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS PARA CIRURGIA DE JOELHO

AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA PARA CIRURGIA DE JOELHO

O QUE É ARTROSCOPIA?

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA