JOELHO DE CORREDOR

CORRER FAZ MAL PARA OS JOELHOS?

Muitos pacientes me perguntam se correr faz mal para os joelhos. A dúvida é bastante comum e deve-se às muitas estórias de corredores que teriam arruinado os seus joelhos por causa das corridas. Afinal de contas, correr faz bem ou faz mal para os joelhos?

Vários estudos mostraram que CORRER FAZ BEM PARA OS JOELHOS e que os benefícios da corrida superam eventuais riscos que possam existir. A prática contínua de exercícios físicos parece proteger os joelhos. Um estudo feito na Universidade de Stanford, avaliando pessoas que corriam há mais de 10 anos e há menos de 20 anos, concluiu que nenhuma delas teve alguma lesão importante nos joelhos devido à prática da corrida. O resultado do estudo surpreendeu os pesquisadores, já que a hipótese do estudo era que a corrida, por ser uma atividade de impacto e repetição, poderia aumentar a incidência de artrose nos joelhos depois de anos de sua prática. O resultado foi que o grupo controle – os que não corriam – tinham mais artrose nos joelhos do que aqueles que faziam corridas rotineiramente. Parece que os ciclos de carga-descarga sobre o joelho durante a corrida ajudam a cartilagem a ficar mais forte. Além disso, há melhora da circulação intra-articular do líquido sinovial, promovendo melhor nutrição dos condrócitos e melhor lubrificação articular. As exceções ficaram por conta de uma pequena porcentagem de corredores que sabiam que tinham lesões nos joelhos e, sem tratamento, continuaram correndo, piorando as lesões com o passar dos anos.

A conclusão é que CORRER FAZ BEM PARA OS JOELHOS, mas uma avaliação médica é importante no caso de desconforto durante as corridas. Se sentir dor, inchaço ou barulhos nos joelhos durante as corridas, consulte um ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHOS para descartar alguma lesão que possa piorar com a continuidade das corridas.

É muito importante que o corredor seja assessorado por um profissional da área. Evite fazer atividades físicas sem orientação.

Veja também:

POR QUE A GOTA ATACA O JOELHO?

5 FATOS IMPORTANTES SOBRE ARTROSE NO JOELHO

SUBCONDROPLASTIA

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

USO DO TENS PARA O JOELHO

LEITE É BOM PARA MULHERES COM ARTROSE NO JOELHO

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É ESSENCIAL PARA AVALIAR O JOELHO

CARTILAGEM DO JOELHO NÃO SE REGENERA

JOELHO QUE SAI DO LUGAR

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA