CIGARROQue fumar faz mal, todo mundo sabe. Os governos de vários países do mundo fazem campanhas anti-tabagistas para proteger a população dos malefícios do cigarro. Mas um grupo de pesquisadores da Mayo Clinic College of Medicine fez uma nova constatação: fumantes que têm artrose no joelho perdem a cartilagem mais rapidamente e têm mais dor do que os pacientes que não são fumantes. O trabalho, que foi publicado em 2.007 ( Ann Rheum Dis. 2.007 Jan; 66(1): 18-22 ) avaliou 159 homens num estudo que durou 30 meses. O resultado foi que os fumantes têm o desgaste do tecido cartilaginoso acelerado e que a dor que sentem nos seus joelhos artrósicos é bem maior quando comparados com o grupo de não fumantes.

Vários estudos já haviam mostrado que os fumantes sofrem mais problemas crônicos musculoesqueléticos do que os não fumantes. A fumaça do cigarro é deletéria para a função dos condrócitos, inibindo a proliferação celular e a síntese da matriz extracelular.

Sabendo agora deste novo efeito maléfico do cigarro, temos um novo fator modificável para a progressão da ARTROSE DO JOELHO que pode ser diminuído e, preferentemente, eliminado. Quem tem artrose não deve fumar. O estudo foi feito apenas com homens, mas imagina-se que os efeitos nas mulheres seja pior, uma vez que a artrose de joelho nas mulheres é muito mais sintomática do que nos homens.

Veja também:

POR QUE A GOTA ATACA O JOELHO?

5 FATOS IMPORTANTES SOBRE ARTROSE NO JOELHO

SUBCONDROPLASTIA

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

USO DO TENS PARA O JOELHO

LEITE É BOM PARA MULHERES COM ARTROSE NO JOELHO

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É ESSENCIAL PARA AVALIAR O JOELHO

CARTILAGEM DO JOELHO NÃO SE REGENERA

JOELHO QUE SAI DO LUGAR

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA