INFILTRAÇÃO JOELHOINFILTRAÇÃO ARTICULAR DO JOELHO 

A articulação do JOELHO é formada por três ossos ( fêmur, tíbia e patela ), que são unidos entre si pela cápsula articular e por outras estruturas, como ligamentos, tendões, meniscos, etc… As extremidades ósseas dentro do espaço articular do JOELHO são revestidas por CARTILAGEM, um tecido branco brilhante, que forma uma superfície regular e lisa para que os ossos possam se articular entre si. Um líquido amarelado, transparente e viscoso, chamado de LÍQUIDO SINOVIAL, é produzido pelas paredes da articulação e funciona como lubrificante e fonte de nutrientes para a cartilagem.

ARTROSE é o nome que se dá ao processo de DESGASTE DA CARTILAGEM. São inúmeras as causas da ARTROSE. Numa articulação com ARTROSE o líquido sinovial falha nas suas funções porque sua viscosidade está diminuída e o efeito de lubrificação e absorção de choques está reduzido.

ÁCIDO HIALURÔNICONão existe ainda um tratamento definitivo para a artrose que seja capaz de reverter o desgaste da cartilagem hialina. Vários estudos estão em andamento pelo mundo todo e esperamos que uma solução melhor do que as que temos agora estejam disponíveis em breve. Os tratamentos conservadores, ou seja, aqueles que não precisam de cirurgias, têm a finalidade de aliviar os sintomas – a dor é o mais importante deles – e retardar a evolução da doença. Dentre as várias possibilidades de tratamento conservador atualmente disponíveis para o tratamento da artrose do joelho existe a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO. É uma técnica terapêutica que consiste em infiltrar no joelho com artrose um medicamento de alta viscosidade que irá melhorar o ambiente intra-articular, diminuindo a inflamação, aliviando a dor e retardando o desgaste da cartilagem. O medicamento é semelhante a um gel e funciona como se fosse um lubrificante, diminuindo o atrito entre as superfícies em contato.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO existe há vários anos em países do primeiro mundo. No Canadá, por exemplo, o tratamento foi introduzido em 1.993. De lá para cá novos medicamentos foram desenvolvidos e hoje o médico tem à sua disposição muitos medicamentos. O tratamento é inovador, moderno e seguro. É aprovado pelo FDA nos Estados Unidos. Tem garantido alívio e impedido o avanço do processo degenerativo condral em milhares de pessoas mundo afora.

TRATAMENTO PREFERIDO DOS PACIENTES COM ARTROSE 

 

Para se entender a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO precisamos antes entender o papel do ÁCIDO HIALURÔNICO na articulação normal. O ácido hialurônico é uma molécula grande, com peso molecular em torno de 5.000.000 Da ( daltons ). Ele tem um papel biológico e biomecânico muito importante. Em situações de alta carga as suas propriedades viscoelásticas agem amortecendo a transmissão de forças entre as superfícies cartilaginosas. O tecido cartilaginoso normal não suporta muito impactos repetitivos e é o ácido hialurônico presente no líquido sinovial que protege a cartilagem dessas pressões.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃOO ácido hialurônico do líquido sinovial em um joelho com artrose tem o seu peso molecular diminuído pelo meio hostil intra-auricular, inflamatório, onde várias moléculas bioativas ( citoquinas, mataloproteases, neuropeptídeos, etc… ) quebram o ácido hialurônico em moléculas menores, que têm menor peso molecular. Essas moléculas de peso molecular mais baixo não têm as mesmas propriedades viscoelásticas do ácido hialurônico normal e não conseguem fazer o seu papel na absorção de impactos e lubrificação da cartilagem. Resumindo: NA ARTICULAÇÃO COM ARTROSE O LÍQUIDO SINOVIAL NÃO É TÃO VISCOSO QUANTO DEVERIA SER E ESSE É UM DOS PRINCIPAIS FATORES PARA O AVANÇO DO DESGASTE DA CARTILAGEM. A CARTILAGEM ESTÁ MENOS PROTEGIDA NO JOELHO COM ARTROSE.

Mais de 50 medicamentos diferentes, com propriedades distintas, existem atualmente no mercado mundial para a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO. No Brasil temos apenas alguns à disposição. Vários estudos mostraram que os medicamentos que apresentam maior peso molecular e maior concentração de ácido hialurônico têm melhor efeito. Alguns desses medicamentos chegam a ter peso molecular de 6 milhões de Daltons. Já existem também medicamentos combinados com substâncias analgésicas e anti-inflamatórias. Felizmente já temos alguns desses produtos disponíveis no nosso meio. Os melhores são todos importados. Quanto mais viscoso e concentrado, melhor o efeito e maior a durabilidade depois da aplicação. Propriedades viscoelásticas maiores protegem mais a cartilagem.

A INFILTRAÇÃO DO JOELHO para VISCOSSUPLEMENTAÇÃO é um procedimento rápido e simples, praticamente indolor, que pode ser feito no consultório médico, com anestesia local. Depois da aplicação o paciente pode andar normalmente. É recomendado apenas evitar grandes esforços por alguns dias. A maioria dos pacientes relata sentir um alívio importante da dor, melhor mobilidade, diminuição da crepitação, melhora da qualidade de vida e diminuição da ingestão de medicamentos analgésicos depois das aplicações.

O paciente com artrose do joelho deve consultar um MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO para avaliar se o seu caso pode ser tratado com a VISCOSSUPLEMENTAÇÃO. O especialista solicitará alguns exames de imagem e decidirá, caso seja indicado o tratamento, quais medicamentos usar, a dose de cada um deles e os intervalos entre as aplicações.

Veja também:

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É ESSENCIAL PARA AVALIAR O JOELHO

CARTILAGEM DO JOELHO NÃO SE REGENERA

CUIDADO COM AS TERAPIAS COM CÉLULAS-TRONCO

PRP PARA O JOELHO É UM PLACEBO?

SUBCONDROPLASTIA

MEDICINA DO SÉCULO XXI E ARTROSE NO JOELHO

INSATISFAÇÃO COM A CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO

HOSPITAIS PARA A CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO

QUAL O MELHOR MOMENTO PARA A CIRURGIA DE PRÓTESE DE JOELHO?

JOINTREP™ – IMPLANTE INJETÁVEL DE HIDROGEL BIOADESIVO

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: contato@cirurgiadejoelho.med.br

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA