Os fabricantes de joelheiras afirmam que elas ajudam a proteger o joelho e que são indicadas não apenas para a prática de esportes, mas também no tratamento de lesões ortopédicas.

Biomecanicamente falando, não faz muita diferença usar ou deixar de usar uma joelheira. Ela não consegue restringir os movimentos articulares nem aliviar a carga que a articulação suporta. Muitas pessoas usam esses acessórios, por conta própria, nos joelhos lesionados, por sentirem mais segurança e firmeza. A compressão que a joelheira faz pode dar essa sensação, mas é uma falsa impressão.

Estudos mostraram que uma lesão pode ser agravada devido ao uso da joelheira. A propriocepção articular fica alterada e pode predispor o joelho a novas lesões ou ao agravamento da lesão existente. Ao dar a sensação de que o joelho não tem problemas, o paciente pode forçar indevidamente a articulação.

As joelheiras são importantes, em certos esportes, para proteção. No voleibol, por exemplo, o uso da joelheira evita lesões que podem acontecer com o impacto repetitivo dos joelhos contra a quadra.

A dica é: em casos de lesão do joelho, não usar joelheira sem orientação de um médico especialista. Nos casos onde não existe lesão, pode usar a joelheira para proteção durante a atividade esportiva.

Veja também:

COMO É FEITA A ARTROSCOPIA DO JOELHO?

COMO FUNCIONA A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO?

POR QUE OS JOELHOS FAZEM BARULHOS?

MENISCO ROMPIDO TEM QUE OPERAR?

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

QUANDO CONSULTAR O ESPECIALISTA EM JOELHO?

DOR NO JOELHO

SINAIS DE LESÃO NO JOELHO

INSTABILIDADE DO JOELHO EM IDOSOS

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA