DOR NO JOELHOAAOS 2.015 ANNUAL MEETING

CUIDE BEM DOS SEUS JOELHOS – NOVIDADES DO CONGRESSO AMERICANO DE 2.015

Os resultados de alguns estudos apresentados no congresso anual da AAOS ( American Academy of Orthopaedic Surgeons ), que aconteceu entre os dias 24 e 28 de março de 2.015, são muito interessantes e ajudam a entender melhor as LESÕES DO JOELHO sob um ponto de vista diferente.

Os pesquisadores mostraram que os tecidos do joelho ( cápsula articular, cartilagem, meniscos, ligamentos, etc… ) se relacionam entre si não apenas mecanicamente, mas também biologicamente. Uma lesão intra-articular do joelho, quer seja de menisco, ligamento ou cartilagem, libera várias enzimas e fatores bioquímicos que favorecem o desenvolvimento da artrose. Essas substâncias induzem a sinóvia a produzir o líquido sinovial com características alteradas, que os estudiosos chamaram de LÍQUIDO SINOVIAL DEGRADATIVO. O derrame articular, formado com esse líquido sinovial alterado, atrapalha o processo de cicatrização tecidual e inicia o processo da ARTROSE. O tecido lesionado precisa ser rapidamente tratado para que o processo degradativo/degenerativo não se inicie. Quanto mais cedo forem feitos o diagnóstico e o tratamento, maior a probabilidade de proteger a articulação de entrar nesse processo de degradação. O ambiente bioquímico perfeito intra-articular ( homeostase articular ) é extremamente importante para a manutenção da integridade das estruturas, principalmente da cartilagem, que é um tecido muito sensível às alterações bioquímicas do líquido sinovial.

O Dr. Ichiro Sekiya, professor da Universidade de Tokyo, Japão, mostrou também que o uso de células-tronco, juntamente com o reparo cirúrgico precoce, numa lesão recente, apresentou excelentes resultados no sentido de prevenir o desenvolvimento da artrose.

A era do REPARO BIOLÓGICO das LESÕES DO JOELHO parece que finalmente chegou para ficar. Essa era está evoluindo muito rapidamente e já começamos a usar esses novos conhecimentos junto com os procedimentos cirúrgicos que realizamos rotineiramente.

A conclusão dos estudos é a orientação que eu sempre passo para os meus pacientes:

 

SE VOCÊ MACHUCAR OU SE SENTIR ALGUM INCÔMODO, INCHAÇO, DESCONFORTO, ESTALOS OU DOR NOS JOELHOS, CONSULTE LOGO UM BOM ESPECIALISTA PARA SER AVALIADO. ESSA MEDIDA SIMPLES PODE EVITAR MUITOS PROBLEMAS.

 

Abaixo temos um vídeo onde o colega Dr. Kevin Stone, de San Francisco, Califórnia, explica como uma lesão de menisco funciona como gatilho para a liberação de enzimas que causam a artrose do joelho.

 

 Veja também:

USAR GELO OU COMPRESSAS QUENTES NO JOELHO?

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

MENISCO ROMPIDO TEM QUE OPERAR?

POR QUE O JOELHO INCHA?

3 DICAS PARA ANTES DA SUA CIRURGIA DE JOELHO

3 DICAS PARA DEPOIS DA SUA CIRURGIA DE JOELHO

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS PARA CIRURGIA DE JOELHO

AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA PARA CIRURGIA DE JOELHO

O QUE É ARTROSCOPIA?

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA