ANATOMIA DO JOELHO - PLICAS SINOVIAIS

ANATOMIA DO JOELHO – PLICAS SINOVIAIS

As paredes internas do nosso JOELHO são revestidas por uma membrana chamada SINÓVIA. Essa membrana, responsável principalmente pela produção do LÍQUIDO SINOVIAL ( o líquido transparente e amarelado que lubrifica e nutre a cartilagem ), possui várias pregas – ou dobras – chamadas de PLICAS SINOVIAIS. Essas plicas são normais, são encontradas em todos os joelhos, e se projetam para dentro da cavidade articular. Elas são remanescentes do desenvolvimento embriológico do joelho e não apresentam função. As três plicas mais comuns encontradas nos joelhos são: a plica INFRA-PATELAR ( também chamada de LIGAMENTO MUCOSO ), a plica SUPRA-PATELAR e a plica MÉDIO-PATELAR. A plica que mais apresenta problemas é a plica MÉDIO-PATELAR. As plicas são normalmente assintomáticas, mas podem começar a incomodar em algumas situações: traumatismos do joelho, atividades físicas repetitivas ( corrida e ciclismo, por exemplo ) e hipertrofia sinovial devido a doenças. O diagnóstico da presença de uma plica hipertrofiada é feito no exame de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO - PLICAS SINOVIAIS

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO JOELHO – PLICAS SINOVIAIS

A plica inflamada e com volume aumentado ( inchada ), se interpõe entre a patela e o fêmur quando o joelho é movimentado e o pinçamento resultante causa a dor. Existem casos de pacientes que não sentem dor, mas percebem um barulho, um estalo, toda vez que esticam e dobram o joelho. Em certos casos o barulho incomoda bastante o paciente.

Quando o incômodo é significativo e atrapalha o paciente nas suas atividades diárias ou nas atividades físicas, indicamos a sua ressecção cirúrgica. O procedimento é bastante simples e pode ser feito por ARTROSCOPIA, dura apenas alguns minutos e resolve definitivamente o problema.

PLICA SINOVIAL MÉDIO-PATELAR HIPERTROFIADA

RESSECÇÃO CIRÚRGICA POR ARTROSCOPIA