LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO, ou LCA como é conhecido, é um dos mais importantes ligamentos do joelho. Ele está localizado na região central da articulação e sua função é impedir a rotacão e a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur.

ROTURA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O ligamento cruzado anterior costuma ser rompido quando a articulação sofre uma entorse. Durante a entorse as estruturas que mantêm a estabilidade articular – os ligamentos entre elas – podem ser distendidas até que se rompam.

ENTORSE DO JOELHO NO FUTEBOL

No nosso meio, entre os homens, uma causa bastante comum de rotura do LCA é uma entorse do joelho durante um jogo de futebol. O corpo gira sobre o joelho estando o pé firmemente preso ao solo. Isso acontece num drible, por exemplo. O jogador sente que o joelho “falhou”, que alguma coisa se rompeu, e cai no chão com uma dor intensa. Em muitos casos um estalido chega a ser ouvido pelo paciente e, às vezes, até pelos companheiros de jogo. A volta para o jogo é praticamente impossível, por causa da dor, e o joelho costuma inchar bastante e em poucas horas. Pisar no chão torna-se muito doloroso. Outras atividades, além das atividades esportivas, podem também causar o rompimento do LCA. Tenho pacientes que lesaram o ligamento torcendo o joelho ao pisarem inadvertidamente num buraco ou mesmo se desequilibrando ao serem atingidos por uma onda no mar!

ESPECIALISTA EM JOELHO

Quando há suspeita de lesão ligamentar, o paciente deve procurar um médico ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, porque somente um especialista irá examiná-lo com maior precisão, uma vez que está acostumado a lidar com esse tipo de lesão, que é relativamente comum entre os esportistas. O especialista irá pedir um exame de imagem – a ressonância magnética – que é o melhor exame para avaliação do joelho lesionado. Não é incomum a presença concomitante de rotura do LCA com uma lesão meniscal ou de cartilagem e até fraturas ósseas.

JOELHO COM LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

Passados alguns dias da lesão, o joelho deixa de doer e o inchaço desaparece. Tem-se a impressão de que está tudo bem mas, no caso de fazer algum movimento que exija a rotação da articulação, o paciente experimentará a sensação de “falseio” novamente, como se o joelho “saísse do lugar”. O joelho que tem o ligamento cruzado anterior rompido torna-se instável. Há necessidade de reparar cirurgicamente o LCA roto para que o joelho não desenvolva instabilidade crônica. O ideal é que a cirurgia seja executada alguns dias depois da lesão, quando o joelho já estiver sem dor, desinchado e com a mobilidade normal.

CIRURGIA POR ARTROSCOPIA

Atualmente é consenso entre os maiores especialistas do mundo que o tratamento da rotura completa do ligamento cruzado anterior, com algumas exceções, deve ser cirúrgico porque o não tratamento ( deixar de operar ) – sabe-se hoje depois de vários estudos – pode provocar a degeneração precoce da articulação ( artrose ). Um joelho com artrose causa muitos problemas para o paciente. A boa notícia é que os resultados cirúrgicos atuais, quando executados por equipes especializadas, costumam ser excelentes.  Existem diferentes técnicas cirúrgicas, que estão sendo constantemente aprimoradas. O ligamento rompido é reconstruído através de uma cirurgia por vídeo – a artroscopia. Um médico especialista costuma fazer a cirurgia em 45 minutos. O seu médico irá explicar para você, antes da cirurgia, alguns detalhes técnicos, como a escolha do enxerto e o método de fixação dele, indicados para o seu caso.

RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DO LCA

A recuperação do paciente após a cirurgia do ligamento cruzado anterior é relativamente rápida. Em alguns dias é possível retornar às atividades cotidianas. As restrições são feitas apenas para o retorno às atividades físicas e esportivas mais intensas, que exigem rotação do joelho ( futebol, voleibol, basquetebol, handbol, skate, etc… ). O retorno para essas atividades costuma levar alguns meses.

FISIOTERAPIA

Sessões de fisioterapia são fundamentais no período de recuperação. Existem protocolos bem estabelecidos para a reabilitação do joelho que foi operado do LCA. 

HOSPITAL EQUIPADO E MÉDICO ESPECIALISTA

É importante que o paciente faça sua cirurgia em um bom hospital, com um médico especialista, e tendo à disposição materiais, implantes e equipamentos cirúrgicos de última geração, para que a cirurgia seja realizada com segurança e tranquilidade, garantido assim um bom resultado. Os bons cirurgiões estão constantemente se atualizando fora do país, trazendo para os seus pacientes o que há de mais moderno em técnicas e instrumentais cirúrgicos.

 

NOVAS TÉCNICAS CIRÚRGICAS

O que temos atualmente de diferente é um entendimento maior da anatomia, biomecânica e biologia da integração do enxerto usado. Além disso, novos implantes biocompatíveis e instrumentais e técnicas cirúrgicas de última geração permitem que a cirurgia seja feita em um tempo muito menor, com grande precisão e excelentes resultados quando comparadas com o que era feito há alguns anos. As cicatrizes hoje, por exemplo, são mínimas quando comparadas com o que se tinha há poucos anos. O paciente praticamente não experimenta dor e sai do hospital andando.

PACIENTES SATISFEITOS

Na minha experiência a maioria dos pacientes fica muito satisfeita com os resultados da cirurgia e costumam retornar normalmente às suas atividades cotidianas e esportivas.

 

 

 

 

Veja também:

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

CIRURGIA DAS LESÕES DOS MENISCOS DO JOELHO

RUÍDOS NO JOELHO

INFILTRAÇÃO ARTICULAR DO JOELHO – VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

ARTROSE DO JOELHO / DESGASTE DA CARTILAGEM DO JOELHO

LUXAÇÃO DA PATELA DO JOELHO

CISTO DE BAKER / CISTO POPLÍTEO

ARTROSCOPIA DE JOELHO – CIRURGIA MODERNA E AVANÇADA

FALSEIO DO JOELHO

PLICA SINOVIAL DO JOELHO

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA