Um estudo feito na Universidade de Boston, e recentemente publicado em uma importante revista médica internacional, afirma que o aumento da ingestão de fibras alimentares diminui o risco de se ter artrose no joelho, provavelmente porque elas diminuem os processos inflamatórios no nosso organismo e ajudam no controle do peso corporal. As fibras alimentares são muito importantes para a manutenção da nossa saúde. Já foi comprovado que uma dieta rica em fibras reduz o risco de várias doenças como diabetes, cardiopatias, diverticulite, constipação intestinal e câncer do cólon, além de regular o processo digestivo e normalizar os níveis de colesterol. As fibras alimentares são substâncias vegetais que não são digeridas pelo nosso organismo. Existem dois tipos de fibras: as fibras solúveis, que absorvem água durante a digestão, e as fibras insolúveis, que não absorvem água e se mantêm inalteradas durante a digestão. As duas são importantes e a recomendação é ingerir pelo menos 30 gramas de fibras todos os dias. E uma dica muito importante: as fibras precisam ser dos alimentos e não de suplementos alimentares. E como aumentar a ingestão de fibras? Simples. Basta ingerir mais vegetais, como verduras, frutas, legumes, cereais, grãos e hortaliças.