MÉDICO ESPECIALISTA / TÍTULO DE ESPECIALISTA

” No Brasil, existem duas formas para se obter o TÍTULO DE ESPECIALISTA: através das sociedades de especialidades filiadas à Associação Médica Brasileira ( AMB ) ou cursando as residências médicas da Comissão Nacional de Residência Médica ( CNRM ) “. Este importante esclarecimento foi feito pelo Dr. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, do Conselho Federal de Medicina ( CFM ). Ele afirmou que o médico que se intitular especialista sem o respectivo título poderá ser processado criminalmente por exercício ilegal da profissão. Silveira Cavalcanti enfatizou que o médico também tem que registrar seu título de especialista no CRM do estado onde atua, onde vai receber o RQE ( Registro de Qualificação de Especialista ). Ao anunciar sua(s) especialidade(s), o médico precisa informar o seu CRM e o(s) seu(s) RQE(s). O médico que não tem seu Título de Especialista devidamente registrado não pode apresentar-se como especialista, seja na placa do seu consultório, no material publicitário de sua clínica, no receituário, nos seus cartões, em revistas, etc…

MÉDICOS ANUNCIAM ESPECIALIDADES QUE NÃO POSSUEM!

Essa observação é muito importante porque é comum no Brasil médicos anunciarem especialidades que não possuem. A área de Cirurgia Plástica é a campeã, mas a Medicina Esportiva também. Muitos médicos sem especialização se anunciam como especialistas em Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte. Existem clínicas que anunciam serem especializadas em Medicina Esportiva e nenhum dos seus médicos tem o Título de Especialista. Outra situação comum é o anúncio de especialidades médicas que não existem, como Medicina Estética e Medicina Ortomolecular. O Dr. Silveira Cavalcanti lembra que diplomas emitidos por cursos de pós-graduação, mesmo com a chancela do MEC, não são reconhecidos como Título de Especialista e valem apenas como instrumento pedagógico, não dando o direito ao médico de anunciar-se como especialista.

SBOT / SBMEE

No Brasil, a SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA ( SBOT ) é a responsável por outorgar o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA ( TEOT ) e a SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE ( SBMEE ) é a responsável por outorgar o TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA ESPORTIVA ( TEME ).

SBMEE

 

SBOT

 

Antes de consultar um médico, a orientação do CFM é para que os pacientes verifiquem nos sites dos CRMs locais se o médico é especialista e se tem o RQE. Se quiser, ainda, o paciente pode consultar o site da sociedade de especialidade filiada à AMB para ver se o médico é realmente especialista e se está filiado à sua sociedade.

 

DR. ADRIANO KARPSTEIN, CRM-PR 15.995

CURITIBA – PR

ESPECIALISTA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA ( TEOT 9.008 e RQE 12.438 )

ESPECIALISTA EM MEDICINA ESPORTIVA ( TEME 64.524 e RQE 12.555 )

Veja também:

POR QUE O JOELHO INCHA?

EDUCADOR FÍSICO E LESÕES NO JOELHO

DORMÊNCIA NO JOELHO

PÉ CHATO PODE CAUSAR DOR NO JOELHO?

JOELHO TORTO

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

JOELHO QUE SAI DO LUGAR

SUBCONDROPLASTIA

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA