SPRAY NO FUTEBOL

Você já deve ter visto na televisão, ou mesmo no estádio de futebol, os médicos aplicando nos jogadores machucados aquele spray que parece ser mágico: num momento o jogador está caído no chão gritando de dor. Um minuto depois já está de pé, correndo e jogando bola. Afinal, o que é aquele spray que parece fazer mágica?

Eu tive oportunidade, no passado, de ser médico dos 3 clubes de futebol profissional de Curitiba e usei muito o spray mágico.

Antigamente, quando um jogador se machucava em campo, os médicos jogavam éter sobre o local machucado. A rápida evaporação do éter faz com que o local onde ele foi aplicado se resfrie rapidamente e é isso, o resfriamento rápido do local machucado, que alivia imediatamente a dor.

ICE SPRAYS

Atualmente não se usa mais o éter porque ele é tóxico, muito volátil, inflamável e, em algumas situações, pode ser até explosivo. O que se usa hoje são os chamados ICE SPRAYS, ou sprays frios. São latas de spray cujo conteúdo é um composto químico que faz a mesma função que o éter fazia no passado: resfriar rapidamente a local machucado, mas sem ser perigoso como o éter.

O alívio da dor acontece porque a via sensitiva é limitada e enganada pelo rápido resfriamento do local machucado. Os nervos responsáveis pela transmissão da dor são também responsáveis pela transmissão, ao sistema nervoso central, das variações de temperatura da pele. Quando essa variação é muito grande, essa informação supera a informação álgica, enganando o sistema nervoso central. O cérebro percebe que no local machucado há mais frio do que dor e passa a desprezar a informação sobre a dor. Ao invés de sentir dor no local machucado, o jogador passa a sentir frio.

Mas muito cuidado com o uso do ICE SPRAY. Ele promove um resfriamento muito rápido. Se aplicado muito próximo da pele ou junto com água, por exemplo, pode causar queimaduras sérias no jogador. Eu sempre aplicava o spray tendo uma das minhas mãos próximas ao local da aplicação. Assim eu podia sentir em mim mesmo o quanto de frio eu estava aplicando no atleta.

Veja também:

USAR GELO OU COMPRESSAS QUENTES NO JOELHO?

MENISCO ROMPIDO TEM QUE OPERAR?

POR QUE O JOELHO INCHA?

SUBCONDROPLASTIA

DOR NO JOELHO

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O QUE É CISTO DE BAKER?

O QUE É ÁGUA NO JOELHO?

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA