CISTO DE BAKER

CISTO DE BAKER

CISTO DE BAKER, também chamado de CISTO POPLÍTEO, é uma formação cística preenchida com líquido que se forma atrás do JOELHO. O líquido no interior do cisto é o líquido sinovial, que é o líquido natural lubrificante que temos dentro das nossas articulações.

O cisto é formado pela produção excessiva do líquido sinovial no interior do JOELHO. Em adultos o CISTO DE BAKER normalmente se forma devido a um problema intra-articular, como artrite, lesão de cartilagem ou lesão de menisco. Em crianças pequenas o cisto pode se formar sem que haja um problema intra-articular. Os pais costumam ficar muito aflitos, ao notarem um inchaço atrás do joelho do filho, na maioria das vezes indolor.

O paciente percebe que existe “uma bola” atrás do joelho, que pode doer com os movimentos da articulação e, em certos casos, causar alguma rigidez. Muitos pacientes não sentem dor e notam apenas o inchaço atrás do joelho. Existem casos onde cistos volumosos se rompem e o líquido sinovial extravasa para a panturrilha, causando muita dor e inchaço na perna. O quadro clínico é semelhante ao de uma trombose venosa profunda ( TVP ).

O exame de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA é muito importante e deve sempre ser solicitado. Com esse exame conseguimos identificar o cisto e também ver se existem outras alterações, como sinovite ( inflamação da sinóvia – o tecido que reveste a articulação por dentro ) e lesões de cartilagem ou de menisco. O exame é muito importante também para descartar outras patologias, como tumores, aneurismas ou trombose.

O tratamento depende de vários fatores e o MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO irá indicar o melhor tratamento para cada caso. Ele pode indicar apenas medicamentos antiinflamatórios. Alguns casos podem precisar de punção do cisto para esvaziá-lo. Outros casos podem precisar da infiltração de medicamentos diretamente dentro do cisto. Naqueles casos onde o cisto é causado por lesão de cartilagem ou de menisco o tratamento será uma cirurgia para corrigir a lesão que está causando a formação do cisto. Em crianças pequenas o tratamento costuma ser apenas o acompanhamento, já que o cisto tende a desaparecer sozinho, sem necessidade de tratamento.

Veja também:

ARTROSCOPIA DE JOELHO – CIRURGIA MODERNA E AVANÇADA

DOR ATRÁS DO JOELHO

JOELHO INCHADO ( DERRAME ARTICULAR DO JOELHO )

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É ESSENCIAL PARA AVALIAR O JOELHO

GOTA NO JOELHO

SINOVITE NO JOELHO

CORPOS LIVRES NO JOELHO

INFILTRAÇÃO NO JOELHO

JOELHO QUE SAI DO LUGAR

ESTALOS NO JOELHO

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: contato@cirurgiadejoelho.med.br

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA