MARATONA

MARATONA é o nome de uma corrida realizada na distância oficial de 42,195 km, normalmente em ruas e estradas. Única modalidade esportiva que se originou de uma lenda. O nome é uma homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido cerca de 40 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para avisar aos cidadãos da cidade da vitória dos exércitos atenienses contra os persas e morrido de exaustão após cumprir a missão.

Uma das mais longas, desgastantes e difíceis provas do atletismo, a maratona é, ininterruptamente, uma prova olímpica desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas 1896. Sua distância atual, percorrida pela primeira vez em Londres 1908, só se tornou oficial em 1921. Popularizada em fins do século XX como corrida de massa, mais de 500 maratonas são realizadas anualmente em todo mundo. Algumas delas são disputadas por apenas algumas dúzias de atletas, enquanto outras podem comportar dezenas de milhares deles. É, tradicionalmente, o último evento dos Jogos Olímpicos.

Médicos do Departamento de Radiologia da Universidade de Viena, na Áustria, fizeram um interessante estudo que foi publicado na Revista Européia de Radiologia ( Does marathon running cause acute lesions of the knee? Evaluation with magnetic resonance imaging. Eur Radiol. 2006 Oct; 16(10)2179-85. Eupub 2006 Mar 10. ). Chefiados pela Dra. Claudia Schueller-Weidekamm, os estudiosos queriam responder uma intrigante pergunta: uma corrida exaustiva, como a maratona, pode causar lesões agudas nos joelhos dos atletas?

A pesquisa foi feita com 22 atletas não-profissionais que iriam participar de uma prova de maratona. Foram feitas ressonâncias magnéticas dos joelhos dos atletas antes e depois da corrida. A conclusão do trabalho foi que a maratona não causa lesões severas e agudas na cartilagem, nos ligamentos e na medula óssea em corredores bem treinados. Foram notadas apenas alterações nos meniscos, com o aumento da intensidade de sinal, porém sem lesões francas, e também pequenos derrames articulares.

Veja também:

POR QUE O JOELHO INCHA?

EDUCADOR FÍSICO E LESÕES NO JOELHO

DORMÊNCIA NO JOELHO

PÉ CHATO PODE CAUSAR DOR NO JOELHO?

JOELHO TORTO

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?

CIRURGIA DE MENISCO DO JOELHO

CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

JOELHO QUE SAI DO LUGAR

SUBCONDROPLASTIA

 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Telefone: (41) 3121-8787

WhatsApp: (41) 98824-3384

Email: [email protected]

Agendar consulta: CONSULTAS

Convênios médicos: PLANOS DE SAÚDE

Formulário: FALE CONOSCO

Consultórios: NOSSA LOCALIZAÇÃO

Conheça Curitiba: CURITIBA