A artroscopia é uma técnica moderna e avançada de cirurgia que é usada para o diagnóstico e o tratamento de patologias articulares.

Na artroscopia o cirurgião faz mini-incisões ao redor da articulação, chamadas de portais artroscópicos. Por um dos portais o cirurgião introduz o artroscópio, um instrumento óptico que é acoplado a uma câmera e que transmite as imagens de dentro da articulação para monitores de vídeo de alta resolução. Nos outros portais são inseridos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos para o tratamento das lesões.

A maioria das artroscopias são executadas para o tratamento de lesões nos joelhos, principalmente aquelas envolvendo os meniscos, a cartilagem e o ligamento cruzado anterior. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e é a mais fácil de ser acessada pela via artroscópica.

As vantagens da artroscopia para os pacientes são enormes: o procedimento costuma ser rápido, pouco tempo de internação hospitalar, cicatrizes mínimas, rápida recuperação e, consequentemente, rápido retorno às atividades.