Todos os nossos pacientes que passam por uma cirurgia de artroscopia de joelho ou cirurgia do ligamento cruzado anterior do joelho são orientados a usarem um par de meias elásticas compressivas por alguns dias no período pós-operatório. O uso dessas meias é extremamente importante.

A finalidade primária é a profilaxia da trombose venosa, que é a formação de coágulos nas veias profundas das pernas que pode acontecer em alguns pacientes que passam por cirurgias nos membros inferiores. Esses coágulos, quando se soltam na corrente sanguínea, podem causar uma embolia pulmonar. A incidência é bem pequena, e pode ser diminuída ainda mais com o uso das meias compressivas. Além disso, pacientes submetidos à cirurgia do ligamento cruzado anterior têm a possibilidade de formação de hematomas na perna quase que anuladas com o uso dessas meias, facilitando a rápida recuperação e a fisioterapia imediata.

Informações como o tamanho e o modelo da meia, a compressão, como vestí-las e o número de dias que deverão ser usadas serão explicados a você pela nossa equipe de instrumentadores cirúrgicos, todos enfermeiros formados. As meias são colocadas imediatamente após o término da cirurgia, ainda no centro cirúrgico.