Pontos são usados para fechar a incisão depois de um procedimento cirúrgico. Os pontos aproximam os tecidos que foram incisados, permitindo que eles cicatrizem de forma rápida e com a mínima formação de tecido cicatricial. Existem pontos que precisam ser retirados e existem pontos feitos com fios de sutura absorvíveis, que não precisam ser retirados.

A retirada dos pontos depois de uma cirurgia deve ser feita, preferentemente, pelo médico cirurgião que fez a sutura. Ele é a melhor pessoa para avaliar o estado do curativo, o aspecto da incisão, a fase da cicatrização e se já é possível retirar os pontos com segurança. Na ausência do médico cirurgião, uma enfermeira com experiência na área cirúrgica pode retirar os pontos do paciente.

Não recomendamos que os pacientes tirem os pontos por conta própria. Apesar de ser um procedimento aparentemente simples de ser feito, o paciente não tem formação na área médica para identificar fatores importantes relacionados à sutura: material do fio ou do grampo que foi usado, tipo de sutura executada, fase de cicatrização da ferida cirúrgica, presença de processo infeccioso, presença de crosta hemática, etc…

Lembramos ainda que não basta retirar os pontos. A cicatrização continua por vários meses depois de removida a sutura e o médico cirurgião deve acompanhar todas as fases do processo de cicatrização até o seu término.