DIABETES E DOR NO JOELHO
A resposta a essa questão é: sim! Ambos os tipos de diabetes – diabetes I e diabetes II – podem causar vários problemas de saúde se os níveis de glicose no sangue não forem mantidos sob controle. Um desses problemas pode ser DOR NAS ARTICULAÇÕES. A articulação mais afetada é o JOELHO. DOR NO JOELHO pode levar à diminuição da mobilidade articular e outros problemas.
O diabetes pode contribuir para o desenvolvimento de DOR NO JOELHO ao causar dano nos nervos periféricos ( neuropatia diabética ), sendo mais comum o acometimento dos nervos sensitivos dos membros inferiores. A neuropatia diabética pode se apresentar de diversas formas. Alguns pacientes diabéticos desenvolvem um quadro de DOR NOS JOELHOS. É uma dor diferente da artrite ou da artrose e a dor alivia com o uso de antidepressivos e anticonvulsivantes. Nesses casos os antiinflamatórios não têm efeito analgésico.
Diabetes não causa artrite reumatóide, mas parece haver uma correlação entre as duas patologias, uma vez que ambas são doenças auto-imunes onde o corpo ataca a si mesmo. No diabetes tipo I o sistema imunológico ataca as células pancreáticas que produzem a insulina. Na artrite reumatóide o sistema imunológico produz anticorpos que causam inflamação e destruição das articulações. Pacientes com predisposição genética para uma dessas patologias têm grande possibilidade de desenvolver a outra. O diabetes tipo I é considerado um fator de risco para o paciente desenvolver artrite reumatóide.
ARTROSE NOS JOELHOS
Pacientes com diabetes tipo II têm uma alta incidência de ARTROSE NOS JOELHOS. Estudos mostraram que o diabetes não causa artrose, mas pacientes diabéticos tipo II com mais de 55 anos de idade costumam estar com o seu peso bem acima do que seria o ideal ( sobrepeso ), um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da ARTROSE NOS JOELHOS.