DURABILIDADE DA PRÓTESE DE JOELHO
Uma das principais dúvidas dos pacientes que têm indicação para a artroplastia é em relação à durabilidade da prótese de joelho. Os implantes, assim como o joelho que foi acometido pela artrose, também sofrem desgaste e podem precisar ser trocados.
VÁRIOS FATORES
A durabilidade de uma prótese de joelho depende diretamente de vários fatores, como a qualidade dos implantes, a técnica cirúrgica utilizada, a experiência do cirurgião, o peso do paciente e as suas atividades rotineiras. Na década de 70, as próteses de joelho duravam cerca de 10 anos. Esse era o motivo pelo qual a cirurgia naquela época era indicada apenas para pacientes com mais idade. Com a evolução dos implantes, técnicas cirúrgicas e formas de fixação, a durabilidade das próteses aumentou bastante. Atualmente os implantes chegam a durar mais de 20 anos.
HOJE OS IMPLANTES DURAM MAIS DE 20 ANOS!
Um estudo recente constatou que 96% das próteses de joelho implantadas há mais de 20 anos ainda estava bem. É importante lembrar que uma prótese de joelho é projetada para durar muito, mas ela não dura para sempre. Eu sugiro aos meus pacientes que eles cuidem do seu peso e evitem atividades de impacto ou esforços repetitivos com os joelhos operados. Na minha opinião, esse é o principal segredo para a durabilidade maior dos implantes.