ESTALOS, RANGIDOS E BARULHOS NO JOELHO

Você já deve ter ouvido estalos, estalidos, barulhos ou rangidos nos seus joelhos. Eles acontecem quando se move rapidamente a articulação ou durante algum esforço, como quando se usa uma escada, se ajoelha ou se agacha. Algumas pessoas relatam ter a sensação de areia ou de que alguma coisa está sendo triturada ou raspada dentro do joelho quando o movimenta. Na grande maioria dos casos apenas o paciente percebe esses barulhos. Mas existem casos onde as pessoas ao redor do paciente chegam a ouvir os rangidos produzidos no joelho.

CREPITAÇÃO ARTICULAR

O termo médico para esses ruídos no joelho é CREPITAÇÃO ARTICULAR.

POR QUE MEU JOELHO FAZ BARULHOS?

Pequenos estalidos ou estalos ao se movimentar o joelho são normais e não têm significado maior. O espaço dentro do joelho contém ar e um pouco de líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural existente dentro das nossas articulações. Quando se movimenta o joelho, a pressão entre as superfícies de cartilagem provoca o deslocamento do ar e do líquido sinovial dentro da junta, produzindo algum ruído. Ao refazer o movimento, o barulho costuma não se repetir porque o ar e o líquido já se deslocaram no movimento anterior.

QUANDO SE PREOCUPAR COM OS BARULHOS NO JOELHO?

Você só deve se preocupar com a crepitação articular se ela for constante, estiver acompanhada de dor, inchaço ou diminuição dos movimentos, e parecer estar aumentando de intensidade com o passar do tempo. Nesses casos é bem provável que exista uma lesão no joelho que está provocando os barulhos e sugiro que você consulte um ortopedista especialista em joelho para diagnosticar o que está acontecendo.

CAUSAS COMUNS DE BARULHOS NO JOELHO

Artrose, lesões na cartilagem, condromalácia, condropatias, lesões nos meniscos, sinovite, plicas sinoviais, corpos livres, bursites e tenossinovites são as causas mais comuns de ruídos nos joelhos.