ÁCIDO HIALURÔNICO
A infiltração de ácido hialurônico no joelho é um dos melhores tratamentos para a artrose, condromalácia e condropatias.
ARTROSE
Artrose é o desgaste da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das nossas articulações. O joelho é a articulação mais afetada pela artrose. Não existe ainda cura conhecida para a doença artrose, ou seja, não existe ainda um tratamento efetivo que regenere a cartilagem hialina que se desgastou e que a faça ser como era dez ou vinte anos atrás. Apesar de ainda não ter cura conhecida, existem muitos tratamentos para a artrose. Todos eles são paliativos porque não regeneram a cartilagem. A finalidade de todos os tratamentos existentes é diminuir o principal sintoma da doença, que é a dor, e ainda, se possível, diminuir a velocidade do processo degenerativo da cartilagem. Espera-se com isso postergar e, de preferência, evitar um procedimento mais agressivo como uma cirurgia de artroplastia ( prótese de joelho ).
VISCOSSUPLEMENTAÇÃO
Dentre os vários tratamentos existentes, um dos que apresentam melhores resultados na atualidade é a viscossuplementação, que consiste na injeção intra-articular de um concentrado de ácido hialurônico. As aplicações diminuem a dor e a rigidez e melhoram a mobilidade articular. O princípio da viscossuplementação é simples: dentro das nossas articulações existe o líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural das nossas articulações. O líquido sinovial normal é bem viscoso ( lembra a clara do ovo ). Essa viscosidade se deve à presença do ácido hialurônico na sua composição. O líquido sinovial é produzido pela sinóvia, o tecido conjuntivo que reveste as paredes internas do joelho. Quando existe artrose ou qualquer outra lesão intra-articular, as paredes do joelho ficam inflamadas. É a sinovite. A sinóvia inflamada pode produzir líquido sinovial em excesso. Esse líquido em excesso é chamado de derrame articular e deixa o joelho inchado. O líquido sinovial produzido pela sinóvia inflamada não é tão viscoso quanto o líquido sinovial normal porque ele tem pouco ácido hialurônico na sua composição. Ou seja, o joelho com artrose pode até ter mais líquido sinovial do que deveria, mas esse líquido, por ser pouco viscoso, não está fazendo o seu papel de lubrificar, amortecer e nutrir a cartilagem. É aí que entra a viscossuplementação. Ela serve para melhorar a lubrificação articular.
MEDICAMENTOS
Existem hoje no mercado mundial mais de 50 medicamentos diferentes para a viscossuplementação. No Brasil temos apenas alguns deles. É importante ressaltar que, apesar de todos eles terem como base o ácido hialurônico, os produtos não são iguais. Eles diferem entre si em relação ao volume, concentração, peso molecular, origem, estrutura molecular ( cross-links ) e forma de aplicação. Na prática significa o seguinte: alguns medicamentos são bem fraquinhos e outros são bem fortes ( muito mais viscosos ). Os melhores medicamentos, que são aqueles que apresentam o melhor efeito ( aliviam mais a dor durante mais tempo ), são bem mais caros que os medicamentos mais baratos e populares.
PROCEDIMENTO
A infiltração de ácido hialurônico no joelho para viscossuplementação é um procedimento relativamente simples, que pode ser feito com anestesia local no próprio consultório médico. Depois da aplicação o paciente pode andar e mexer normalmente o joelho, devendo apenas evitar grandes esforços físicos durante três dias. Praticamente não existem efeitos-colaterais. Eventualmente algum paciente pode sentir um pequeno dolorimento no local da aplicação e um pequeno inchaço no joelho, que melhoram com a simples aplicação de compressas de gelo.
COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS
O que fazemos hoje no consultório é a chamada viscossuplementação de terceira geração, que consiste na combinação de diferentes tipos de ácido hialurônico e, dependendo do caso, até de anti-inflamatórios e botox.
CONSULTA COM ESPECIALISTA
Apesar de ser um excelente tratamento, a viscossuplementação não é indicada para todos os pacientes com artrose no joelho. Um médico ortopedista especialista precisa examinar o joelho, saber o histórico de tratamentos anteriores do paciente, analisar os exames de imagem ( RX e Ressonância Magnética ), que precisam ser atuais e de boa qualidade, para saber se existe indicação para as infiltrações. Se a viscossuplementação for indicada, o especialista definirá quais os medicamentos serão usados, a dosagem de cada um deles e também a frequência das aplicações. Esses parâmetros são diferentes de paciente para paciente.
PACIENTES SATISFEITOS
A infiltração de ácido hialurônico no joelho para viscossuplementação, como tratamento para a artrose, condromalácia e condropatias do joelho, tem ajudado milhares de pessoas em todo o mundo.