Um terço dos atletas jovens que passaram pela cirurgia de reconstrução do LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR sofrerão uma nova lesão do mesmo ligamento em algum período mais tarde nas suas vidas.
Esta é a conclusão de um estudo recente que será apresentado no congresso anual de 2.015 da AAOS ( American Academy of Orthopaedic Surgeons ) em Las Vegas, Estados Unidos.
O autor do estudo é o Dr. Justin Roe, da North Sydney Orthopaedic and Sports Medicine Centre, em Sydney, na Austrália. O Dr. Roe diz que os pacientes jovens que passaram pela cirurgia do LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR são mais propensos a relesões no futuro do que os pacientes adultos.
O estudo avaliou 250 atletas jovens, entre 1.993 e 1.998, que foram operados para reconstrução do LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. Todos os atletas incluídos no estudo tinham 18 ou menos anos de idade por ocasião da cirurgia. Rugby e futebol eram os esportes praticados por aproximadamente metade do grupo analisado. Mais de ⅔ dos atletas voltaram ao nível anterior de sua atividade esportiva depois da cirurgia. Considerando um período de 15 anos após a cirurgia, 31% dos atletas precisaram ser submetidos a uma nova cirurgia de reconstrução do LCA.
A conclusão do estudo dos médicos australianos pode ajudar os médicos a orientarem seus jovens pacientes quanto aos cuidados para evitar relesões. Sabe-se que a cirurgia de reconstrução do LCA é o melhor tratamento para as lesões desse ligamento. O estudo alerta para o fato de que os pacientes operados, com menos de 18 anos de idade, precisam ser alertados quanto a essa estatística.