Uma pergunta muito frequente entre atletas, praticantes de atividades físicas, treinadores e médicos do esporte é a seguinte: É possível prevenir as lesões no joelho durante a prática de atividades físicas?

O Colégio Americano de Medicina Esportiva afirma que sim. Segundo vários estudos publicados pela entidade, a observação de 5 regras bem simples pode diminuir significativamente o número de lesões no joelho. Essas 5 regras devem ser lembradas sempre. Elas são:

1ª REGRA: TER A MUSCULATURA BEM ALONGADA

Os estudos mostram que existe uma relação direta entre boa flexibilidade e menor incidência de lesões.

2ª REGRA: SEMPRE TRABALHAR A FORÇA MUSCULAR

Os estudos indicam que existe uma relação direta entre boa força muscular e menor incidência de machucados.

3ª REGRA: EVITAR EXCESSO DE TREINAMENTOS

Os pesquisadores identificaram que o excesso de atividade física pode ser prejudicial e predispor às lesões. O atleta deve fazer as suas atividades numa intensidade tal que permita ao seu corpo a plena recuperação depois dos treinamentos.

4ª REGRA: USAR OS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

Cada esporte tem equipamentos adequados para a sua prática, que devem ser usados para evitar lesões. O uso de joelheiras, por exemplo, é muito importante em diversas atividades esportivas.

5ª REGRA: TREINAR USANDO AS TÉCNICAS CORRETAS

Cada esporte tem as suas técnicas, que devem ser treinadas pelos atletas sob a supervisão de um treinador qualificado. A observação dessas 5 regras básicas, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, é fundamental para evitar as lesões no joelho.