QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE JOELHO?
Quanto custa uma cirurgia de joelho? A resposta para essa pergunta depende de muitos fatores, mas os três principais são: CIRURGIÃO, HOSPITAL e MATERIAIS/IMPLANTES. Quem é o médico que vai fazer a sua cirurgia? Ele é especialista? Qual é a sua experiência? Você já consultou no site do CRM o nome do seu médico? Em qual cidade a cirurgia será feita? Em qual hospital a cirurgia será realizada? É um hospital acreditado? É um hospital de referência? É um hospital que tem os melhores recursos e tecnologias para a sua cirurgia? Quais são os materiais e implantes que serão usados na sua cirurgia? São materiais importados e de última geração? Cirurgias com médicos pouco experientes, em cidades pequenas, em hospitais ou clínicas mais simples, e usando materiais/implantes de qualidade inferior, costumam custar menos do que cirurgias realizadas por médicos especialistas e experientes, numa capital, em grandes hospitais acreditados e usando os melhores materiais e implantes. A cirurgia será coberta pelo seu plano de saúde ou é particular? Devido ao controle de gastos, é comum que as operadoras de planos de saúde limitem a disponibilidade dos melhores materiais/implantes para o cirurgião usar. Converse sobre isso com o seu médico.
CIRURGIA NÃO CUSTA BARATO
Uma cirurgia não custa barato. Existem cirurgias mais caras e menos caras, mas dificilmente uma cirurgia custa barato. Existem muitos custos associados, na maioria das vezes desconhecidos dos pacientes. Exames, taxa de uso do equipamento de anestesia, anestesista, medicamentos, cirurgião principal e cirurgiões auxiliares, instrumentadores cirúrgicos, enfermeiros, técnicos, esterilizações, taxa de utilização da sala de cirurgia, implantes cirúrgicos, taxa de utilização da sala de recuperação, materiais e instrumentais cirúrgicos, UTI, consultas médicas com especialistas, fisioterapia, procedimentos complementares, alimentação para o paciente e acompanhantes, oxigênio e hotelaria ( limpeza e higienização, camareiras, segurança, secretárias, supervisores, telefone, internet, wi-fi, estacionamento, TV a cabo, concierge, etc… ) são exemplos de alguns itens que compõem o orçamento de uma cirurgia. Existem ainda impostos que o governo cobra! E tudo isso tem um custo. Por esse motivo é que desconfiamos quando o valor de um orçamento é muito baixo.
ORÇAMENTO
Durante a consulta médica, o especialista vai examinar o joelho e analisar os exames para fazer o diagnóstico de qual é o problema e o melhor tratamento. Se for indicada uma cirurgia, o médico solicitará ao hospital que seja feito um orçamento. Ele indicará que tipo de cirurgia irá fazer, qual a duração da cirurgia, quanto tempo de internação, quais os materiais, medicamentos e implantes serão usados, entre outras coisas. Como cada caso tem as suas particularidades, o custo de uma mesma cirurgia pode ser diferente de paciente para paciente.
O MELHOR CUSTA MAIS CARO
Regra geral, as cirurgias com os melhores especialistas, usando os melhores materiais, nos melhores hospitais, têm um custo maior.
CUIDADO COM O PREÇO BAIXO
Orientamos sempre para tomar muito cuidado com a armadilha do preço baixo na Medicina. Como você sabe, na área médica não tem como o mais barato ser o melhor, e com saúde não se brinca.
MÉDICO ESPECIALISTA
Escolha um médico especialista para a sua cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos atuais exigem técnicas e conhecimentos que somente um médico especialista, treinado durante anos, tem. Escolher um bom médico especialista é a primeira e mais importante decisão que o paciente deve fazer.
HOSPITAL ACREDITADO
Escolha para sua cirurgia um bom HOSPITAL ACREDITADO. Hospital com ACREDITAÇÃO é aquele que foi avaliado por uma entidade independente e recebeu a certificação de qualidade dessa entidade atestando que todos os seus procedimentos seguem os mais altos padrões para a segurança dos pacientes. Apenas 5% dos hospitais brasileiros possuem algum tipo de acreditação. Isso acontece porque não existe no Brasil uma lei que obrigue um hospital a buscar certificação. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, as seguradoras não fazem contratos com hospitais sem acreditação. Evite cirurgias em clínicas ou, pior ainda, no próprio consultório. Escolher um bom hospital para ser operado é a segunda decisão importante que o paciente deve fazer.
MATERIAIS E IMPLANTES
Escolha os melhores materiais e implantes para a sua cirurgia. Materiais e implantes de alta qualidade costumam ser importados e o custo, claro, é mais alto. Escolher bons materiais e implantes é a terceira decisão importante que o paciente deve fazer.
AVALIAÇÃO COM ANESTESIOLOGISTA
Antes da sua cirurgia você deverá consultar o médico anestesiologista. A consulta pré-anestésica é obrigatória segundo Resolução do Conselho Federal de Medicina. Os custos da anestesia e da consulta pré-anestésica fazem parte do orçamento da cirurgia.
NÃO FIQUE COM DÚVIDAS
Você deve conversar bastante com o seu médico, antes da cirurgia, para tirar todas as suas dúvidas. Não saia do consultório do seu médico com dúvidas.