BARULHOS, ESTALOS E RANGIDOS
Rangido, estalos, estalidos, barulhos, crepitações, sensação de que alguma coisa está sendo triturada ou raspada dentro do joelho, sensação de uma dobradiça sem óleo no joelho, sensação de areia dentro do joelho, são queixas bastante comuns no consultório. O BARULHO NO JOELHO aparece quando a pessoa faz esforços, como subir e descer escadas, agachar, ajoelhar ou correr. Em alguns casos aparece até mesmo caminhando. Em muitas situações o paciente não sente e nem ouve esses ruídos. Em outros casos o barulho chega a incomodar as pessoas que estão perto do paciente. Além do barulho, o paciente pode também ter dor, inchaço e falseio no joelho. Em geral, as mulheres são mais acometidas do que os homens.
BARULHOS PODEM INDICAR PROBLEMAS NO JOELHO
Pequenas crepitações são normais no joelho e costumam não ter significado maior. Mas ruídos de maior intensidade normalmente estão relacionados a problemas intra-articulares.
PRINCIPAIS CAUSAS DE CREPITAÇÃO NO JOELHO
As causas mais comuns de ruídos no joelho, que chamamos de CREPITAÇÃO ARTICULAR, são:
ARTROSE
LESÕES DA CARTILAGEM
LESÕES DOS MENISCOS
SINOVITE / PLICAS SINOVIAIS
CORPOS LIVRES
BURSITES
TENOSSINOVITES
É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ CONSULTE UM ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM JOELHO PARA QUE ELE TE EXAMINE E SOLICITE TODOS OS EXAMES NECESSÁRIOS PARA DESCOBRIR A CAUSA DOS RUÍDOS E, ENTÃO, PODER INDICAR O TRATAMENTO CORRETO.
SITUAÇÕES ENVOLVENDO LESÕES DE CARTILAGEM, POR EXEMPLO, DEVEM SER DIAGNOSTICADAS E TRATADAS LOGO PORQUE O TECIDO CARTILAGINOSO NÃO TEM CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO.